quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que é o Conselho Escolar?

O Conselho Escolar tem como finalidade zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Os representantes do conselho têm funções resolutivas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção, os professores e toda a comunidade escolar.



Faça parte do Conselho Escolar

O Conselho é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local  e o diretor da escola.

As famílias podem se desenvolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares, além de monitorar e avaliar as decisões da escola, garantindo a qualidade da educação.

Para candidatar-se é fácil, basta se inscrever na secretaria da escola e se apresentar na próxima reunião de pais que será  realizada no dia 22 de fevereiro de 2011. A eleição ocorrerá no mesmo dia. Depois é só aguardar a apuração dos votos.


Contamos com a sua participação!