Robótica

O que é Robótica?


Você sabe o que significa a expressão “robótica”? Pois bem, trata-se da ciência que está encarregada de planejar e construir robôs, englobando várias áreas, como as engenharias mecânica, elétrica e eletrônica, incluindo também diversos ramos da física e da computação. Entretanto, engana-se quem tem a visão romântica ao pensar que um robô é apenas uma máquina que simula o comportamento do ser humano, os chamados humanoides, imagem bastante explorada em filmes de ficção científica.


O termo Robótica foi pela primeira vez usado pelo Checo Karel Capek (1890-1938) numa Peça de Teatro - R.U.R. (Rossum's Universal Robots) - estreada em Janeiro de 1911 (Praga).


A Robótica educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.




Mas robótica não se resume apenas a construção de robôs. Robótica envolve muito mais do que isso. Falar em robótica envolve programação, criatividade, protagonismo e muito mais...

Nosso desafio de 1 minuto!


A nossa história com a Robótica teve início, no final de 2015, com o o Desafio de Robótica promovido por SME. O desafio era postar um vídeo de 1 minuto dizendo porque nossa escola queria participar?

Eu sou Cléria Poie( professora de Informática educativa) tive a informação do desafio e com apoio da gestão da nossa escola, selecionei alguns alunos de última hora e fizemos o vídeo em dois dias, visto que o tempo era curto! Fomos selecionados, e no dia 06 de dezembro de 2016, no Ibirapuera, participamos da 1ª JAM de Robótica, promovido por SME- Informática. Nosso prêmio foi um Kit de Robótica da Atto Educacional!


Assista nossa participação na JAM



fizemos um inventário...
o que podemos construir?


arduíno- layout 



enquanto um grupo faz os protótipos

outro grupo cuida da programação e depois reveza






Nossa equipe tem como desafio montar uma maquete de um parque 
de diversões e um pequeno quarteirão de casas.








construindo nossa maquete


nossa mascote?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!