O que é Robótica?
Você sabe o que significa a expressão “robótica”? Pois bem,
trata-se da ciência que está encarregada de planejar e construir robôs,
englobando várias áreas, como as engenharias mecânica, elétrica e eletrônica,
incluindo também diversos ramos da física e da computação. Entretanto,
engana-se quem tem a visão romântica ao pensar que um robô é apenas uma máquina
que simula o comportamento do ser humano, os chamados humanoides, imagem
bastante explorada em filmes de ficção científica.
O termo Robótica foi pela primeira vez usado pelo Checo Karel
Capek (1890-1938) numa Peça de Teatro - R.U.R. (Rossum's Universal Robots) -
estreada em Janeiro de 1911 (Praga).
A Robótica educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no
aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo
curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs.
Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de
pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo,
a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações,
promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
Mas robótica não se resume apenas a construção de robôs. Robótica
envolve muito mais do que isso. Falar em robótica envolve programação,
criatividade, protagonismo e muito mais...
Nosso desafio de 1 minuto!
A nossa história com a Robótica teve início, no final de 2015,
com o o Desafio de Robótica promovido por SME. O desafio era postar um vídeo de
1 minuto dizendo porque nossa escola queria participar?
Eu sou Cléria Poie( professora de Informática educativa) tive
a informação do desafio e com apoio da gestão da nossa escola, selecionei
alguns alunos de última hora e fizemos o vídeo em dois dias, visto que o tempo
era curto! Fomos selecionados, e no dia 06 de dezembro de 2016, no Ibirapuera,
participamos da 1ª JAM de Robótica, promovido por SME- Informática. Nosso prêmio foi um Kit de Robótica da Atto Educacional!
Assista nossa participação na JAM
fizemos um inventário...
o que podemos construir?
arduíno- layout
enquanto um grupo faz os protótipos
outro grupo cuida da programação e depois reveza
Nossa equipe tem como desafio montar uma maquete de um parque
de diversões e um pequeno quarteirão de casas.
construindo nossa maquete
nossa mascote?
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