quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Projeto Folclore

ALUNOS DO 2º ANO A DO ENSINO DE 9 ANOS
PROFESSORA - ANA LUCIA LINO
ALUNA PESQUISADORA - MICHELI

Objetivo:

Levar os alunos a conhecer diferentes gêneros textuais como: as lendas, os mitos, os ditos populares, cantigas, brincadeiras, expressões da oralidade popular, adivinhações...
Resgate das histórias transmitidas de geração a geração;
Desenvolver a oralidade;
Reflexão do sitema de escrita;
Inclusão das diferenças e dos diferentes;
Trabalhar questões morais relacionadas às histórias;
Produzir textos e reescreve-los;
Pesquisa;
Desenvolver aspectos ligados a "Artes";
Resgatar jogos,brincadeiras e brinquedos do passado,;
Aquisição de vocabulário e expressões regionais...

Estratégias:

Leitura de lendas e contos populares;
Rodas de conversas;
Pesquisas com adultos;
Confecção de jogos e brinquedos;
Repertório de cantigas, parlendas, provas, poesias...

Avaliação:

Avaliação continua do interesse, da participação e da realização das atividades

Material utilizado:

Livros clássicos do Folclore Brasileiro;
Textos diversos,
Jornal,
Pesquisa na internet,
Sucatas,
Fichas de pesquisa

Produto final:

Elaboração de livro ilustrado com lendas, cantigas e parlendas.


















CANTIGA – SE EU FOSSE UM PEIXINHO

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA

DO FUNDO DO MAR









DESENHO E TEXTO:

ALUNO: DEIVID AMILCAR


CANTIGA – SE ESSA A RUA

SE ESSA RUA

SE ESSA RUA

FOSSE MINHA

EU MANDAVA LADRILHAR

COM PEDRINHAS DE BRILHANTES

PARA O MEU AMOR PASSAR
DESENHO E TEXTO: ALUNA – JÉSSICA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!